sábado, 8 de outubro de 2011





QUE TAL UM ALMOÇO NO DOMINGO?





fonte





Todo fim de semana dou DICAS para curtir o Sábado e Domingo de forma diferente.
Hoje vou falar do MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA.
Um passeio rico e divertido para todas as idades.

















fonte
















MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
No mês de agosto o Mercado Municipal de Curitiba completou 53 anos de funcionamento. As obras de revitalização prometem duplicar o tamanho do mercado, ganhando mais 18,6 mil metros quadrados.














fonte












Entre os destaques estão à praça de alimentação que ganhará mais espaço e melhoria no atendimento, banheiros exclusivos para funcionários e caixas-eletrônicos reunidos em espaço comum.
Além disso, acontecem também reformas para a nova entrada pela Rua Sete de Setembro. Será erguida uma fachada mais moderna, e no hall de entrada haverá uma arena para aulas-shows de gastronomia. A previsão é que todas as obras terminem até o final deste ano.
















fonte














O Mercado Municipal é considerado o mais tradicional espaço gastronômico da cidade. Por semana, passam em média pelo local 65 mil pessoas. Com a revitalização, a estimativa é que o movimento aumente para 85 mil visitantes por semana.
















fonte









Construído há mais de 50 anos, o Mercado Municipal possui área de 4.500 metros quadrados com mais de 100 bancas hortifrutigranjeiros e mais de 200 lojas de diversos segmentos entre eles açougue, peixaria, tabacaria, gastronomia, orgânicos, vinhos, presentes, floricultura, farmácia, barbearia e lotérica.











Loja de Armarinhos e Presentes






Destaque para o setor hortifrutigranjeiro oferece frutas típicas de regiões quentes como jambo roxo, jatobá, cupuaçu e sapoti.

Assim como é possível encontrar frutas de época sendo vendidas durante o ano.
O Mercado Municipal de Curitiba possui a melhor qualidade de Frutas, Legumes, verduras,cereais, carnes (até de coelho, avestruz, jacaré,codorna, patos etc.) e especiarias.











Doces direto de Minas Gerais









Localizado em frente à Rodoviária de Curitiba, o Mercado Municipal fica um local de muito fácil acesso para todos (vindos de carro, ônibus ou até mesmo a pé (moradores da região).
História do Mercado Municipal de Curitiba
1820
O conceito de mercado público surgiu nas ruas próximas à Catedral.
1860
Primeira sede Primeira sede do Mercado Municipal na atual Praça Zacarias.
1874
Largo da Cadeia Uma sede é construída no Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques.
1914
A demolição O Mercado Municipal é demolido para dar lugar ao Paço Municipal, sede da Prefeitura da capital
1915
Mudança para o Batel Até ser demolido, em 1937. Cidade fica 21 anos sem central pública de abastecimento.
1943
Um Plano para o Mercado O Plano Agache, feito pelo urbanista francês Alfred Agache, propõe a construção de um Mercado Municipal.
1958
Inauguração 2 de agosto, o prefeito de Curitiba, Ney Braga, inaugura o Mercado Municipal.
1998
Quando completa 40 anos, finalmente é concluída a revitalização geral do Mercado.

2008
Foi inaugurado o 1° Mercado Municipal de Orgânicos do Brasil, em Curitiba (12/02/09), fiz Hoje são 22 lojas, 1 restaurante, 2 lanchonetes, uma praça de alimentação, 1 cozinha-modelo e um espaço para eventos. Mas há também de cosméticos e roupas.











Açougue









fonte






















Frutas




fonte
























Café







fonte

























Roupas




fonte



















Restaurante




fonte
















Lanchonete







fonte













Existem muitas coisas para se fazer no Mercado Municipal entre elas:










fonte







1 – Almoço no Box Curitiba
Adoro almoçar no Box Curitiba. Sou fã do atendimento caprichado e das deliciosas massas, há vários diferenciais, como a reserva das mesas, os ingredientes frescos no preparo dos pratos e potinhos de queijo ralado na hora, por exemplo. As porções são grandes e os preços, bem razoáveis.
2 – Um expresso no Café do Mercado
















fonte









Nada como um bom café numa cafeteria com pessoas que realmente sabem fazer café, e de ótima qualidade! Um cafezinho expresso depois do almoço, e o Café do Mercado oferece várias opções de cafés Dá até para comprar um pouquinho de café (que eles moem na hora) para preparar em casa.

















fonte





















fonte








3 – Visitar as lojas de bebidas
São pelo menos 5 ou 6 lojas de bebidas no Mercado Municipal, os preços costumam ser bem atraentes, portanto se você pensa em comprar bebidas para festas, presentear alguém ou mesmo para consumo próprio, o lugar é uma ótima opção.

















fonte























fonte












4 - Guloseimas Japonesas

Sou fã dos sushis, vendidos em bandejinhas prontas para comer, dos docinhos japoneses, em especial an-moti e manju, com recheio de doce de feijão, é muito gostoso!. Além disso, há muitas outras coisas legais, diferentes e divertidas nas lojas japonesas, então vale a visita só para dar uma olhadinha.

Um ótimo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário