sábado, 22 de outubro de 2011

A Rota do Vinho de São José dos Pinhais


Não fique em casa no domingo!
Tão pertinho de Curitiba, logo alí em São José dos Pinhais, está o Caminho dos Vinhos, vá almoçar com a família no domingo ou mesmo fazer um lanche a tarde em um dos Cafés Coloniais que existem no Caminho. Vale a pena. Eu recomendo!













Natureza, história e lazer em um único roteiro
Verde, campo, vinícolas, restaurantes com comidas típicas e um ar que mistura o bucólico com as tradições dos imigrantes italianos.














Em 1999 iniciaram-se os estudos de viabilidade da criação do Caminho do Vinho, que abrange todas as regiões que circundam a Colônia Mergulhão com ações para divulgar o folclore, o artesanato, as comidas típicas e a valorização do patrimônio histórico-cultural da Região.









Casa da Cultura - Oferece cursos e serve como referência e informações sobre o Caminho.
















O ponto de partida resumia-se no estímulo à preservação e conservação das casas históricas. qualidade dos produtos comercializados como o vinho, suco, graspa (uma espécia de pinga de vinho) e licores, produtos coloniais como salames, queijos, compotas, bolachas e conservas.










Atualmente esta Rota de Turismo Rural Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão possui 29 propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades como cantinas e adegas, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de lazer, colha e pague, minhocário e pesque-pague e pousada, sempre mantendo edificações típicas da colonização italiana ainda utilizadas como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.




Roda D’água
Espaço para eventos para até 400 pessoas, campo de futebol, área de lazer, pesque-pague, lanchonete e produtos coloniais.










O resgate da cultura italiana trazida pelos primeiros imigrantes da região é um desafio constante, buscado através do idioma, gastronomia, artesanato e danças típicas e no envolvimento da comunidade.














Vinhos Vô Dito
Cantina e produtos coloniais.



















Cantina Della Mamma
Vinhos e produtos coloniais.




















Vinhos do Italiano
Adega e produtos coloniais.


























Recanto Inspiração
Lago, piscina, churrasqueiras, lanchonete e espaço para eventos.


















Bella Vite
Bom para casamentos, tem área de lazer e pousada com reserva (ao todo sete chalés e seis acomodações que atendem até 60 pessoas).


















Casarão Café Colonial
Café, chás, sucos e acompanhamentos típicos de Café Colonial: bolos, tortas doces e salgadas, chocolate quente, queijos, salame e geleias caseiras, artesanato. Abre no domingo a noite. Estacionamento fechado. Já fui e é ótimo!

















Frutos da Terra
O restaurante tem espaço para eventos para até 150 pessoas.





















Sítio Rio Pequeno
Costela assada no Fogo de Chão para até 250 pessoas.
No 1º e 3º domingo do mês somente com reserva.



















Grimpa Verde Café Colonial
Café, chás, sucos, bolos, tortas, salgados e outros com espaço para eventos.






















Adega Bortolan
Vinhos e produtos coloniais em casa centenária.






















Chácara Daldin
Vinhos e produtos coloniais.




















Vinhos Don Gabriel
Cantina e produtos colônias.



















Adega Bortolan
Casa centenária da Família Bortolan, tendo suas características arquitetônicas conservadas pelo Sr. Leopoldo Bortolan e família.






















Casa Bela
Pães, bolos, doces, salgados e bebidas.
Espaço para eventos.































Aos sábados tem a Linha Turismo - Caminho do Vinho, que acompanha os visitantes com guia de turismo e integrantes da comunidade vários pontos deste destino.

A Linha Turismo
A Linha Turismo é realizada em quatro rotas. Cada parada dura em média 20 minutos aproximadamente, tempo para se conhecer o lugar e fazer suas compras. As refeições têm uma hora de parada, e são pagas à parte no próprio empreendimento rural.

As saídas acontecem todos os sábados da Praça Missionários do Verbo Divino (vulgo Praça do Skate, ao lado da Câmara Municipal) em São José dos Pinhais, às 13h30 com retorno às 18h30.

Para reservas e mais informações basta ligar no (41) 3381-5812 e a passagem custa R$ 5 (isento somente para menores de cinco anos).Via

Um comentário:

  1. Olha, que legal! eu nem sabia dessa rota! meu cunhado é apreciador de vinhos, vou mostrar sua postagem para ele!
    Abços!

    ResponderExcluir