sábado, 12 de novembro de 2011

CIRCUITO DE TURISMO RURAL DE COLOMBO.


Tão pertinho de Curitiba, que por vezes se confunde com nossa Capital, hoje é quase impossível saber onde começa uma e termina a outra Cidade.
A maior comunidade italiana do Paraná, inicialmente chamada de Colônia Alfredo Chaves, passou a chamar-se Colombo em 1890. Os italianos chegaram em 1878, dividindo-se em 2 grupos, um foi para Santa Felicidade e outro instalou-se em Colombo.
























O Circuito Italiano de Turismo Rural.

Muitos curitibanos não sabem que além da Festa da Uva e do Vinho, Colombo tem a mais de dez anos o Circuito Italiano.
Ele foi criado com o objetivo de resgatar a história, os costumes, valorizar seus recursos e gerar renda. São mais de 50 pontos turísticos, que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer locais interessantes onde se pode sentir na pele e no paladar o que é ser um imigrante italiano, sentir as manifestações folclóricas, a religiosidade, a culinária típica, a arquitetura e os costumes.












Circuito Italiano de Colombo é uma opção de lazer bem próxima de Curitiba (apenas 17km).



















Logo ao entrar na cidade, por qualquer um dos pontos de acesso, o turista já pode imaginar estar percorrendo um pedaço da Itália, a cultura é mantida com muito vigor, Pode-se perceber a presença dos imigrantes na fachada das residências que têm estilo colonial, os canteiros, o cultivo da terra. Nos postes de iluminação pública da principal via de acesso observam-se as cores branca, vermelha e verde pintadas uma sobre a outra no sentido horizontal, representando a bandeira da Itália.






















A maioria dos proprietários é formada por descendentes de imigrantes. São chácaras, hotéis, restaurantes, vinícolas e outros empreendimentos que formam o Circuito Italiano, e mantém, além das características físicas o sotaque típico da região de Vêneto. Os descendentes dos colonizadores são como todos os Italianos receptivos, hospitaleiros, gostam de mostrar suas artes, suas produções, seus conhecimentos e dispensam ao visitante toda a atenção, respondem às perguntas oferecem produtos para degustação e contam suas mais antigas estórias.






















Colombo possui inúmeras trilhas para Jeep Cross.

















As Grutas Bacaetava, que significa “casa da pedra furada”. Com suas estalactites e estalagmites, guarda uma interessante história. Durante a 2a. Guerra Mundial, os filhos dos imigrantes ficavam escondidos na gruta para não serem convocados. Com o intuito de despistar a polícia, já que as mães iam levar alimentos para seus filhos, eles colocaram lá uma santa, o que aparentava uma romaria ao local.
As Grutas tem fácil acesso e é possível levar também as crianças maiores que irão adorar explorar os segredos das grutas.
O parque abriga um acervo vivo de mata nativa da região. Tem por objetivo a conservação, recuperação e preservação do meio ambiente.

Dispõe de lanchonete, churrasqueiras e uma capela que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

Obrigatório a reserva para grupos acima de 15 pessoas.
Horário de atendimento:
De quarta a domingo, das 8h30 às 16h30.
Características:
• Churrasqueira
• Estacionamento
• Permite Animais
• Segurança
• Visita Guiada










































Os restaurantes oferecem, além das comidas típicas italianas, fazem com que os turistas interajam com a cultura da Itália.






















Almoçamos no Restaurante Rural Bosque Italiano, cujo chef é o Sr. Melo.
Você escolhe o ponto da carne, como em qualquer outro restaurante, mas o detalhe é que o ponto é dado no ferro de passar roupa.










































Os produtos cultivados nas propriedades rurais transformam-se em doces, geléias e conservas. Outra especialidade é a fabricação de vinhos, espumantes e destilados de uva, disponíveis em vinícolas e adegas.






O cultivo da uva terci é o mais difundido por suas características rústicas de cultivo.
Associada ao cultivo da uva está à produção de vinho, que é comercializada nas festas municipais e principalmente nas propriedades rurais, onde é produzido, integrando as vinícolas ao Circuito. A família Rausis, da França e a família Ceccon, da Itália, produzem vinhos e espumantes.




























Para realização de eventos o Circuito conta com o Sítio do Caqui, um parque de eventos composto por três salões fechados e um ao ar livre, no parque, além do amplo espaço também há lugar exclusivo para as crianças.

Colombo e S. José dos Pinhais são os 2 maiores produtores de hortaliças do Paraná, sendo Colombo o maior produtor de couve-flor do Brasil.
O pesque-pague Gasparin & Filhos tem lagos com tilápias, carpas e outros peixes. Tem ainda um colhe-pague com horta orgânica.



























Museu Municipal Cristóforo
Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 / Centro
Colombo / PR
Telefones: (41) 3656-6612
Localizado no Parque da Uva, o museu é uma réplica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristóforo Colombo, criada na sede do município pelos imigrantes italianos no final do século XIX e que funcionou até meados de 1930.Nesse local eram ministradas aulas em italiano, o médico realizava consultas e também era ponto de encontro dos imigrantes.
O espaço conta um pouco da história da imigração italiana no município e serve como um instrumento de cultura para estudantes, moradores e visitantes da cidade.

Nos finais de semana as visitas são agendadas para grupos acima de 15 pessoas.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.



























As festas municipais são um grande atrativo para a população local e também turistas. Inúmeras delas acontecem ao decorrer do ano: Festa da Uva, Festa do Vinho, Festa de Nossa Senhora do Rosário - padroeira da cidade - e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio - padroeira do imigrante italiano.
A cidade possui vários pontos turísticos, dentre os quais se destacam:
- Casa da Cultura;
-Cascata do Ribeirão das Onças;
- Morro da Cruz
- Parque Municipal da Uva;
- Casa Colonial Rural-Brasileira;
- Gruta do Bacaetava;
- Igreja Matriz (construída em 1898);
- Capela da Imaculada Conceição.


Então, não fique em casa no feriado, vá até Colombo e comtemple de perto tudo que sua Região Metropolitana pode oferecer.
Bom Feriado!



(Fonte: Blog Na Cozinha, Secretaria de Turismo de Colombo).

5 comentários:

  1. Oi, faço parte do Amigo Secreto e estou passando para conhecer teu cantinho.
    Já estou te seguindo! Parabéns pelo lindo blog!
    Bjs
    Tititi da Dri – http://tititidadri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, sou do amigo secreto também e vim conhecer teu blog. Ele é ótimo, quando puder, passa la no meu cantinho. Deus abençoe e muito sucesso para vc e sua familia. Ja estou te seguindo. abraços...

    ResponderExcluir
  3. Oi, que lugar lindo é esse!! Talvez vou ai algum dia rs**** Adorei! Vi seu blog no café & cetim, adorei conhecer seu cantinho!

    Bjx

    tecasenanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jerlei não vou nem perguntar como está vc, porque ja sei a resposta: Bem ,né! Foi muito bom vir aqui parece que viajei conhecendo seu blog.É muito bom participar com vc da troquinha,tá? Bjo pra vc e esposa.

    ResponderExcluir
  5. Jerlei e Vanessa, obrigada pela visita de vocês. Vim retribuir e dei de cara um um blog onde a gente sente o carinho, o jeito família e vê tanta criatividade! Morro de vontade de conhecer Curitiba, parece um outro mundo dentro do Brasil! Abraços!

    ResponderExcluir