sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RIBEIRÃO DA ILHA





Se você está procurando um lugar Paradisíaco para passar seu Natal, Revellion ou umas férias, o lugar é o Ribeirão da ilha. Localizado a 36 quilômetros do centro de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha é composto por várias praias pequenas, de águas calmas e areia grossa. É considerado um dos poucos lugares do litoral Sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa. Um passeio até a praia é uma volta aos costumes e cultura açorianos.
É como voltar ao passado. Se você gosta de cidades pequenas do interior, aprecia a vida pacata e sem pressa que uma cidade pequena lhe oferece, esse lugar é sem dúvida o Ribeirão.
Quando você passa pelas ruas de paralelepípedos as pessoas cumprimentam, meio curiosas, pois, o movimento de turistas ainda não contaminou aquele pedaço do Paraíso.
O casario açoriano, a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão.






A Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, são alguns exemplos de lugares típicos de Florianópolis que também estão situados no Ribeirão da Ilha.










Uma pequena vila de casas coloniais, cercadas por fazendas e sítios nos leva ao paraíso.
As casas, em sua maioria, possuem paredes rosa com janelas amarelas ou brancas. Ou verde com azul. As cortinas também chamam a atenção, quase todas feitas de renda. Além disso, é comum a presença de mulheres debruçadas na janela, apreciando o movimento do lado de fora, ou proseando com alguma comadre que por ali passa. Enquanto isso, seus maridos, quase todos pescadores, puxam as redes na praia para trazer peixe fresco para casa.



























































A Cristiane do delicioso restaurante Porto do Contrato, com a famosa caipirinha servida com um estivador esculpido na casca do limão, uma cachaça de tomar sonhando!
E a culinária então... Ostras maravilhosas, pratos que são verdadeiras obras de arte.
Rodovia Baldicero Filomeno, 5544 - Ribeirão da Ilha Florianópolis - SC, 88064-002
(0xx)48 3337-1026






































































































E depois ir até o Tens Tempo é pertinho, anexo ao Restaurante Ostradamus, na freguesia do Ribeirão, para um doce de sobremesa e o cafezinho.
São doces tipicamente portugueses, pães e outras delícias.
Eles têm embalagem para levar, então não se esqueça de levar alguns para comer no carro ou em casa.



































O pessoal caloroso do Restaurante Ostradamus é como se nos conhecêssemos de uma vida inteira. Trajados em seus impecáveis uniformes de marinheiros, servindo frutos do mar fresquinhos no deck ao por do sol... vou-me embora para Pasárgada...

Ostradamus Restaurante
Rod. Baldicero Filomeno, 7640 - Ribeirão da Ilha - Florianópolis - SC
Fone: (48) 3337-5711



























































































































































O Ribeirão é minha Pasárgada. ...lá sou amigo do Rei... Fiz amigos sinceros que reencontro com um prazer imenso e longos abraços para matar as saudades.
O Marquinhos da Pousada do Ecomuseu. Sempre ligeirinhos, atento a todos os detalhes, mas com aquele "arzinho" que só um "Manezinho" tem.




Pousada e Restaurante do Museu
Complexo Turístico Ecocultural do Ribeirão da Ilha
Rodovia Baldicero Filomeno, 10100 - Ribeirão da Ilha - Florianópolis - SC
CEP: 88064-002 Telefones: + 55 (48) 3237-8148 / 9972-6458
E-mail: ecomuseu@pousadadomuseu.com.br














Uma Fazenda do século XIX entre o mar e a montanha, com seu alpendre de balaustres e as janelas e portas pintadas de azul, nos remete as antigas fazendas que visitávamos nas nossas férias quando éramos crianças




































































De acomodações simples, nos faz sentir em casa. É como se estivéssemos na casa da nossa avó.
















Da varanda do quarto se pode apreciar aquele mar tranqüilo... Que nos faz sonhar.













O Bacalhau é uma das delícias preparadas no restaurante da Pousada.
É de se fartar, de tão bom!















As Alcatras (prato típico dos Açores) podem ser de carne ou frango, com seu tempero exótico, que leva canela, nos remete à velha Portugal mourisca.












E depois de saborear as delicia dos açores, só mesmo ouvir o canto dos pássaros no embalo gostoso de uma rede.





































Quando estou preocupado com os problemas do dia a dia, me transporto mentalmente pra lá, posso sentir a brisa mansa e o calor aconchegante do sol de lá, abrigado por amendoeira a beira da praia que dispensam o guarda-sol. Quando volto da minha transe, já estou restaurado e pronto para seguir em frente, enfrentando a vida corrida, mas sempre com o Ribeirão na cabeça e no coração.
Curtir a praia sobre a sombra das amendoeiras, sem a necessidade de guarda-sol!










































As Fazendas de Ostras, são inúmeras, de vez em quando vem um barquinho com seu motor de dois tempos, lentamente... E de lá são retiradas na hora ostras fresquinhas que serão servidas nos inúmeros restaurantes pela costa de toda a ilha, além de serem exportadas para São Paulo todos os dias por avião.




O por do sol no Ribeirão é uma das coisas mais emocionantes que eu já vi na vida. A noite vai chegando tão mansamente como é o mar e aos pouco, de vagarinho... O prateado que o sol deixa nas águas calmas, parece um espelho majestoso e vagarosamente transforma-se num exuberante dourado que toma conta do final de tarde.
Não sou poeta, mas, é a sensação perfeita da comunhão com Deus.






































3 comentários:

  1. Olá Minha querida amiga Vanessa Tavares, Estou aqui para te agradecer, pois hj acordei e tive uma linda surpresa, o correio estava chamando o nome da minha filha com uma caixa enorme,logo imaginei que era do amigo secreto pois coloquei o nome dela. Quando abi a caixa me surpreendi com o que estava dentro, coisas feitas com um capricho tão grande e fitas lindas de ponto russo de um valor sentimental p/ você pois já esta com elas a 20 anos e a Gengibirra da Cine que é um refrigerante tipico de Curitiba que eu nunca vi, amei saber a história da Fábrica.Agora os Biscoitos Realmente são lindos e a latinha toda enfeitada ficou muito linda estou até com dó de comer(Rsrsr) ... Quero realmente te agradecer de coração por me mandar coisas tão especias, eu realmente não esperava algo desse porte e fiquei muito emocionada, amei TUDO de coração mesmo ♥ !! Obrigado e te desejo um Natal Maravilhoso e que sua Vida seja SEMPRE abençoada Por Deus. Obrigado !!
    Deise do Prado

    ResponderExcluir
  2. Estou participando do amigo secreto e passei pra fazer uma visitinha.
    Estou te seguindo, pois com certeza voltarei mais vezes.
    Um grande abraço.
    Dilma – Baianeca
    http://baianeca.blogspot.com/

    ResponderExcluir