quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As Casas Possíveis de Marcelo Rosembaum

Marcelo Rosenbaum é brasileiro, nascido em 1968, em Santo André, São Paulo. Designer atua há mais de 20 anos. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade. Esse ano Marcelo completa a quinta temporada do quadro Lar Doce Lar no programa Caldeirão do Huck (Rede Globo de Televisão), sei que existe toda uma mídia por traz dos programas, parcerias com grandes redes de eletrodomésticos, móveis, material de construção e tintas, mas o que também vejo e que me emociona no quadro é a alegria das famílias ao receberem suas novas casas, onde Rosembaum, após garimpar entre os poucos pertences destas famílias agrega a decoração objetos que fazem parte da cultura de cada família.
As histórias são sempre muito emocionantes, e o resultado final, traz sempre a alegria e as cores do Brasil.
Como eu gostaria de ver outros arquitetos brasileiros dedicarem um pouco de sua imensa criatividade em obras de cunho social. Dedicar um pouco de seu tempo sem pensar em remuneração governamental ou de quem quer que seja. Um ato de cidadania mesmo, dando a comunidades carentes, favelas, escolas e creche um ar de mais calor humano e cor de que tanto precisam essas pessoas.
Por outro lado, adoro o quadro, pois nos dá soluções baratas e criativas, muito diferentes do que vemos na maioria das revistas de decoração que existem por aí.

Família Melo- Jatobá-PE
































































































































































































































































Família Correia- Balneário Gaivotas -SC


























































































































































































































Família Silva - Cascavel - PR
A Família Silva é uma família partida que está tentando voltar a ser uma família. Eles moram em Cascavel, no Paraná.

A família é formada pelo pai, Seu Ananias, e pelos filhos Priscila, de 16 anos, João, de 14 anos, Fabiana, de 13 anos e Francisco de 12 anos que, até então, moravam em um abrigo para menores.

Segundo o abrigo, apesar do vínculo familiar forte, as crianças não podem voltar a morar com o pai porque a casa não oferece a menor condição de abrigá-los. Seu Ananinas morre de saudades das crianças e também quer muito que eles voltem para a casa.
Apesar, da realidade difícil, os 4 são cheios de sonhos. Eles acreditam que a única coisa que os impede de voltar para a casa é a própria condição da casa, por isso pedem o Lar Doce Lar com esperanças de voltarem a ser uma família.
As cores da casa da Família Silva têm um detalhe super interessante: internamente, os cômodos foram pintados meia parede de um tom + faixa branca + meia parede superior do tom mais claro.















































































































































































































Família Rodrigues- São Paulo´-SP
A Família Rodrigues é uma família de 3 mulheres: uma mãe e suas duas filhas. A mãe, Silvana, de 46 anos, trabalha como vendedora ambulante no bairro. Ela tem uma carrocinha de icegurt e um carrinho de doces, salgados e açaí. A família é muito humilde e a renda delas é de apenas R$200,00 por mês.
Quando eram menores, as filhas Cially e Karine, saíam com a mãe para vender os doces em porta de escolas, até que o conselho tutelar descobriu e proibiu as meninas de trabalharem. Hoje, as meninas têm 16 e 12 anos, são estudantes e musicistas. Cially toca violoncelo e Karine toca violino. Elas participam de um projeto para comunidades carentes e às vezes tocam na orquestra do projeto. A filha mais velha, Cially, além da escola e das aulas de música, está fazendo um curso de panificação para ajudar a mãe.

Silvana, Cially e Karine moram numa casa de apenas um cômodo e as três dormem juntas na mesma cama. Apesar das adversidades, elas têm muita consciência ecológica, são preocupadas com reciclagem e usam embalagens plásticas (de margarina, etc.) como vasos para fazer uma horta “orgânica” em casa.

Silvana deseja ter uma casa reformada, bonita, confortável, mas principalmente que tenha um espaço na frente, onde elas possam vender doces e salgados e aumentar a renda, com a residência em cima ou atrás. Um freezer legal para armazenar o açaí e não estragar. Um portão grande, para proteger as meninas, garantindo segurança e privacidade.





















































































































































































































































































Família Silva Vila Ré - São Paulo
Jaime tem 31 anos, é corintiano, louco por motos e morador da Vila Ré, bairro da zona leste de SP. Desde cedo responsável pelo sustento da casa, Jaime nunca perdeu o bom humor, mesmo com a vida quase sempre andando em marcha lenta. Motoboy por 10 anos, já sofreu 2 acidentes graves. Há 2 meses pediu pra mudar de função: ao invés de motoboy do cartório onde trabalha, ele agora é atendente.

Os pais de Jaime são separados desde que ele tem 8 anos. O pai tem outra família, mora fora de SP (ele acha que em Minas, mas não sabe ao certo) e eles têm pouco contato. Na casa moram ele, a irmã de 11 anos (Jéssica) e a mãe (Mara Sueli), auxiliar de escritório aposentada, que tem 50 anos.








































































































































































































































A família Barbosa é formada pela Ana Maria, de 41 anos, seu marido Edinilson, de 40 anos e suas duas filhas: Francielle, de 15 anos e Mariana, de 12 anos. Eles seriam uma família comum se não fosse por um fato: há 15 anos atrás sua filha foi trocada na maternidade.Ana Maria sofreu muito preconceito dos amigos e da família que também não acreditaram que o bebê tinha sido trocado.
Ela demorou sete anos para descobrir que Francielle morava apenas a 5 km de sua casa. Hoje em dia, as famílias se dão bem e as meninas se tratam como irmãs.


































































































































































































O Lar Doce Lar,transformou a casa de uma família muito alto astral do Guarujá: a Família Silva.
OBS: A casa tinha pouquíssimos móveis, porque quando só havia um andar não cabia quase nada.













































































































































Projeto em Nova Iguaçu -RJ
No final do ano o quadro "A Festa é Sua" que engloba todos os outros quadros do programa Caldeirão do Huck, foi até Nova Iguaçu -RJ visitar e ajudar o projeto da Dona Eunice. Além dos 27 filhos e das 53 crianças da creche, que já teve 200,Dona Eunice também montou no andar de cima de sua casa uma coopeerativa de costureiras. Isso tudo com o salário de R$ 540 que ganha como aposentada.











































































































































































































































Projetos de Marcelo Rosembaum:

A gente transforma
O “AGT – A Gente Transforma” é um projeto que busca transformar os problemas que afetam famílias que vivem em condições precárias em oportunidades de desenvolvimento integral, reunindo empresas, universidades e comunidade. A ideia é transformar promovendo a cidadania.



Coleção Jalapa
A Coleção Jalapa nasce de uma iniciativa do SEBRAE-TO juntamente com uma rede de profissionais, que entre suas estratégias, propõe fomentar o segmento artesanal, valorizando a cultura local através do resgate do Capim Dourado.




Içá Bolsas e Acessórios
A Içá é uma marca de bolsas e acessórios idealizada pela Rosenbaum® e criada sob o comando das designers Cristiane Rosenbaum e Roberta Crelier, em parceria com o Grupo de Mães Amigas da Casa do Zezinho (GMACZ).


Du Berardo
Du Berardo é mais uma ação de Design Útil realizada no Sítio do Berardo, em Recife – PE. Por meio do projeto Mais Cultura, do Ministério da Cultura, criamos juntamente com as fuxiqueiras da comunidade uma linha de produtos com materiais reaproveitados e transformamos esse trabalho coletivo em uma marca.




5 miradas
“5 miradas – Encontro Internacional de Cor na Arquitetura Sustentável” é uma proposta da maior empresa de tintas do México, que convidou 5 profissionais de vários cantos do mundo para dar sua mirada de como a cor influencia no futuro da arquitetura sustentável.


Blumenau
Um episódio da nossa história que nos mostrou a força da mobilização social e o poder da articulação em rede. Rosenbaum e parceiros somam ideias e esforços para capacitar pintores, colorir abrigos e elevar a autoestima das vítimas das enchentes de Santa Catarina em 2008.




Ong Lua Nova
A Rosenbaum® e a FGMF Arquitetos se unem em um projeto que conta com a participação de 10 estudantes de arquitetura para a formação de um coletivo de co- criação. O objetivo é o desenvolvimento do projeto de arquitetura da nova sede da ONG Lua Nova.


(Fonte de pesquisa Google)

Um comentário:

  1. O MARCELO É INCRÍVEL, TEM IDEIAS GENIAIS. MAS, O LUCIANO HUCK NÃO FICA ATRAS, É UM CARA MUITO HUMANO.
    QUE MASSA QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO SORTEIO DO XICRINHA GONZAGA, FICAREI NA TORCIDA.
    BJUS GRANDES.

    ResponderExcluir